MURAL


Hoje comemoramos o dia da Independência do Brasil!

Que país queremos ter? Que nação Deus sonha para nós?

O filosofo Hobbes, denomina que o estado de natureza, no sentido de ausência de regras onde, por assim dizer, “vale tudo”, ou seja, os que têm um patrimônio tentam defendê-lo sem nenhuma preocupação com os destinos do outro, entrevisto como alguém potencialmente hostil. De um lado os que nada têm, ou conformam-se com a miséria ou dão vazão á violência que sobre eles exerce. Situação particularmente grave, em nosso país onde alguns lutam pelo direito mínimo, de sobrevivência, enquanto outros se aferram á conservação dos seus interesses pessoais corporativistas ou o aumento ilimitado de suas riquezas; oprimem até desaparecer o valor da busca do bem comum, da partilha e da solidariedade.
Jesus nos ensina a partilha e o serviço ao próximo, é mentiroso aquele que se diz cristão e não participa e não colabora efetivamente para transformação das realidades concretas daqueles que sofrem; a instauração do Reino de Deus começa aqui e continua durante a vida eterna.
“Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu” O que apreendemos com Jesus na Oração do Pai Nosso? Quando oramos afirmamos que:
Que faremos a vossa vontade: transformando a terra (nosso país) em um céu! É a nossa missão como cristãos enquanto estivermos aqui.
Para entendermos melhor é só lembrarmos-nos da experiência dos discípulos no monte Tabor (Lc 9,28-36), Jesus convida o seus amigos a subir a montanha.
Subir a Montanha (Tabor) significa lugar:
Costumeiro que Jesus rezava;
De Intimidade com o Pai;
De prodígios e milagres;
Onde Jesus convida seus amigos para rezar;
De abastecimento (renovação das forças, correção de rota, revisão de vida e envio para a missão);
De transfiguração ( lugar onde Jesus abre o  céu para os seus discípulos  no meio de um caminho difícil).
Ver o céu é encorajador, podemos sentir a mesma vontade impetuosa de Pedro a dizer para Jesus: “É bom ficar aqui”... Façamos três tendas... Mas Jesus não permanece nas alturas. Convida os a descer, pois a missão os espera: é preciso transfigurar o mundo, é preciso transfigurar o nosso Brasil.
É um grande erro separar a fé da vida. Não devemos armar tendas no louvor e esquecer-se do irmão desfigurado, a experiência do céu faz de nós pessoas incomodadas com a terra. É a santa indignação diante de toda situação de miséria, fome opressão e pecado. Como cristão precisamos do Tabor para transfigurar essas situações.
Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
                                                                                                                                      Célio Silva
    Coordenador  GOA-Kenosis
Bibliografia consultada:
A ética na política, Rosenfild Deenis, Ed. Brasiliense  Ed.1992
Combate Espiritual,Pe. Joãozinho,SCJ Ed.Loyola Ed.1996
Biblia do Perigrino,Ed.Paulus